#31 Torna-te eternamente responsável por ti mesmo, então serás feliz

por | ago 7, 2019 | 7 Comentários

Certamente você já ouviu falar do incrível trabalho feito pelos chamados grupos anônimos, cujo mais facilmente conhecido é o AA. Ao longo de sua história, os Alcóolicos Anônimos foram essenciais na luta travada por muitas pessoas contra seu vício ou doença.

Eles se baseiam num programa conhecido como doze passos, que devem ser dados para se alcançar a tão sonhada libertação. Um dos mais importantes, exige que cada um assuma a responsabilidade pelo seu comportamento compulsivo. À primeira vista pode até parecer algo perverso, dado que, a experiência de ser dominado por um vício, nunca é de inteira responsabilidade de uma só pessoa. Ainda assim, quem se propuser a trilhar os doze passos, deverá ter a coragem de dizer para si mesmo: “este vício é meu, eu sou responsável pelos meus atos“.

Não existe avanço, progresso, prosperidade, transformação e, por consequência felicidade, sem o ato corajoso de assumir responsabilidades. E então? Vamos parar de ser vítimas, de sentir pena de nós mesmos? A vida é curta para ficar no mesmo lugar. Precisamos todos de libertação e ela, como nos ensina os bravos participantes do AA, começa assumindo responsabilidades.

Estava certo o filósofo estoico, Epiteto quando nos disse: “Se agora fores descuidado e preguiçoso, e sempre fizeres adiamentos após adiamentos, fixando um dia após o outro o dia depois do qual cuidarás de ti mesmo, não perceberás que não progrides. E permanecerás, tanto vivendo quanto morrendo, um homem comum”

7 Comentários

  1. Thiers

    Excelente. Palavra de chamamento ao dever, à dedicação e à excelência

    Responder
    • SULYVAN

      Excelente texto
      Responsabilização é um chamado ao amadurecimento, des-enfantilização…
      Em um munto em que todos têm tantos direitos, tantos mimos e mi-mi-mis, é até politicam incorreto falar em amadurecimento, mas é o caminho para sair do lugar do choro e entrar no lugar das realizações.
      Parabéns Eduardo

      Responder
  2. Márcia Roberta Amon da Cunha de Sousa Silva

    Quando assumimos os nossos erros diante das dificuldades que se apresentam, conseguimos caminhar mais uma milha. Na estrada da vida, o que nos sustenta e a esperança em mudar o pensamento e as atitudes. Quanto a consciência de sua responsabilidade, uma têm outros não.

    Responder
  3. Alexandre de Lima.

    Assumir a bilidade pelos próprios atos de agora para sempre é desafio que promove bravura e Grandeza.

    Responder
  4. darcy santos carvalho

    Como é facil sair
    Culpando o mundo ao redor. Dificil mesmo é ver o problema em nós, mas o auto reconhecimento é o único caminho para a libertação. Muito bom ter lido o texto. Obrigado Pastor.

    Responder
  5. Miriam

    Maravilhoso!!!Só os corajosos assumem a responsabilidades dos seus erros.

    Responder
  6. Claudia S.

    Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio previne-o.
    Albert Einstein

    Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.
    Albert Einstein

    Não me interessa ser original: interessa-me ser verdadeiro.
    Agostinho da Silva

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se com seu endereço de e-mail para receber novidades e lançamentos em primeira mão!